top of page

VIII Seminário Histórias de Roteiristas

CONFABULAÇÕES IMAGINÁRIAS

26 e 27 de setembro de 2017

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Campus Higienópolis, São Paulo, SP

Brasil

 

Nos sete anos que se passaram, os seminários, um lugar de troca e produção de conhecimentos, se tornou também um lugar de fascinação, enriquecido particularmente por cada um dos participantes, alguns desde a 1ª edição. São pesquisadores experientes, menos experientes e prósperos, iniciantes,  roteiristas profissionais e aspirantes, interessados na mídia, na cultura, nos negócios, na teoria e na tecnologia audiovisual relacionadas ao processo criativo, por onde passa o roteiro obrigatoriamente.

 

Nos dias 26 e 27 de setembro do ano de 2017, nos encontraremos, pela oitava vez, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, para tratarmos de motivos caros, que envolvem os roteiros audiovisuais, o que inclui os audiovisuais em movimento, os essencialmente visuais ou os essencialmente sonoros, para diversas mídias, telas e não telas (suportes), suas expansões, poéticas, suas objetividades, inserção nas novas realidades e as confabulações próprias da criação, do mercado, da formação, dos agentes culturais, das pesquisas, etc.

O tema "Confabulações Imaginárias" será mote da presença de Palestrantes especialistas, de roteiristas profissionais da ABRA* e da sua presença, essencialmente. Nesta rica mescla de experiências compartilharemos e debateremos temas contemporâneos vinculados ao universo do roteiro.

 

Na programação, ainda há a oportunidade dos participantes compartilharem seus trabalhos acadêmicos nos GTs, constituir Mesas Temáticas e/ou discutirem seus projetos audiovisuais, nas Rodadas de Projetos, com ideias e
 roteiros num
papo informal técnico-criativo.

Os artigos completos comporão o Livro do 8º seminário.

O evento não tem taxa de inscrição/participação.

Naveguem pelo site para ver a programação, as datas e prazos, saber como participar e os tipos de atividades para você escolher.

As inscrições serão realizadas apenas online

*Associação Brasileira dos Autores Roteiristas

   No processo de roteirização, nas telas de escritas que simulam movimento e pincelam sons em trilha de múltiplas pistas, os roteiristas garimpam tropos, simulacros, pontos de vista e técnicas que atribuem expressões e impressões às efígies das personagens (indivíduos ou coletividades), às paisagens sonoras e visuais, ao tempo expandido e/ou comprimido, em narrativas de universos distintos.      

   Os roteiros nos lançam em Campos de Imersão cognitivos e emotivos que, compartilhados com nossas vidas reais, nos permitem confabular nossas próprias narrativas e nossas próprias verdades: como espectador (assistir na tela), colaborador-construtor (ajudar a montar a narrativa), interator no nível semântico (surfando a narrativa à escolha das opções oferecidas) ou interventivamente no nível numérico (reformulando elementos narrativos algoriticamente, em parceria) e/ou como consumidores audiovisuais de tantas outras formas que espocam rapidamente nas confabulações que a digitalização do mundo tem permitido.

Punctuns mentais, criativos, emotivos; massas semânticas, anagramáticas, matemáticas; poéticas disformes, uniformes, reformadas; metáforas visuais, virtuais, sonoras e tramas silenciosas, aumentadas e expandidas, do autor-roteirista, se projetam amalgamados nos níveis processuais da roteirização de histórias e não histórias. Entre amálgama e estrutura, autores agenciam seus algoritmos mentais repletos de humanidades, molduras vivas de vidas.

Os Seminários Histórias de Roteiristas têm sido realizados com a contribuição valiosa das equipes que compõem as comissões executiva e científica, de apoios institucionais e individuais, com a presença e atuação vivaz de roteiristas profissionais experientes e de palestrantes intelectuais-acadêmicos que refletem sobre  o jogo criativo das artes e técnicas audiovisuais.

CONVITE

Vamos confabular

Convido, pessoalmente, você que pesquisa, estuda, desenvolve projetos, que é roteirista, que quer ser roteirista, que leciona aulas e é fascinad@ por Confabulações Imaginárias no processo criativo para as mais diversas mídias, a fazer parte do corpo do (até o momento único) evento acadêmico-profissional na área do roteiro audiovisual, no Brasil, o Seminário Histórias de Roteiristas.

 

Gláucia Davino

(coord. Geral)

Centro de Comunicação e Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie
CEFT - Centro de Educação, Filosofia e Teologia

O roteiro oculto e cristalizado na peça audiovisual, permeia as estesias e a lógica dos sentidos parametrizados pela(s) mídia(s) que as incorpora(m). À luz dos movimento e dos contornos estilísticos do roteiro, laivos deixam escapar algo inapreensível das tramas para nos fisgar na poesia do desejo de viver aquela(s) história(s) como "protagonistas".

É pelo público que "precisa ouvir histórias" (Juliana Reis, em entrevista 2009) que o(s) roteirista(s) resiste(m) na sua postura de criadores. Esfaimado(s), se nutre(m) de tudo o que os filamentos dos seus seis sentidos podem perceber e fisgar do que é humano, mesmo quando falam de animais, seres imaginários e da natureza.

RODADAS DE PROJETOS

Quantas boas lembranças...

Cliquem para verem os sites

 Seja Bem Vind@!

 

Para mais informações sobre

a programação,

os roteiristas que estarão presentes,

os palestrantes,

como participar das atividades oferecidas 

como contribuir,

como submeter trabalho,

como entrar na rodada de projetos 

como publicar,

naveguem pelo site
 

bottom of page